Os famosos vasinhos também chamados de telangectasias ou microvarizes são capilares venosos superficiais menores que 1mm e que, em mais de 70% dos casos estão ligados a vasos maiores chamados veias reticulares.
Eles podem ser arroxeados ou vermelhos e podem aparecer em qualquer parte do corpo com predomínio nas pernas.
Frequentemente incomodam esteticamente e geram dúvidas sobre a sua gravidade e necessidade de tratamento. Apesar de não causarem sintomas como os das varizes de peso e cansaço nas pernas, podem gerar ardência local principalmente com variações hormonais nas mulheres no período pré menstrual.

Qual o melhor tratamento ?
Existem diversas modalidades para o tratamento dos vasinhos, sendo o objetivo principal promover um processo inflamatório na parede do vaso para que ele seja absorvido pelo organismo.
O tratamento deverá ser sempre individualizado de acordo com a localização dos vasinhos e a presença ou não de outras veias doentes, podendo ser utilizado desde aplicações ( escleroterapia ) simples e ampliada, com diversas substâncias, até utilização de laser transdérmico ou terapias combinadas com a possibilidade de uso de resfriador de pele e utilização de um gás inalatório ( oxido nitroso ) para proporcionar maior conforto durante as sessões.

Estima-se que até 46% dos pacientes com telangectasias apresentem comprometimento da veia safena, por isso a importância da avaliação e diagnóstico adequados na consulta com cirurgião vascular para um resultado eficaz e duradouro.
